LAR DE SANT'ANA - MATOSINHOS MAIS PRÓXIMO DE QUEM PRECISA

NOVA CARRINHA DO "SERVIÇOS DE APOIO DOMICILIÁRIO" DO LAR DE SANT'ANA - MATOSINHOS

Em 2008, o Lar de Sant’ana - Matosinhos iniciou a prestação do Serviço de Apoio Domiciliário à Comunidade.

Em resultado das diversas solicitações com que é confrontado diariamente, de alargar o número de utentes a quem presta apoio, o Serviço de Apoio Domiciliário do Lar de Sant’ana – Matosinhos passará a estar capacitado para prestar serviços a 44 utentes.

A partir do próximo mês de Julho, este Serviço contará com mais uma equipa de pessoal especializado e com recursos materiais apropriados e adaptados às mais exigentes condições de qualidade.

Através do Serviço de Apoio Domiciliário do Lar de Sant’ana - Matosinhos os utentes podem usufruir, no seu próprio domicílio, de serviços de alimentação, higiene pessoal, higiene do habitáculo e tratamento de roupas, além de um contacto telefónico permanente (24 horas) com a Instituição. É também propósito da Instituição prestar apoio psicológico e social, indispensáveis ao equilíbrio emocional dos seus utentes domiciliários.

 O Lar de Sant’ana – Matosinhos poderá prestar, em situações devidamente justificadas e mediante uma avaliação da Direção Técnica da Instituição, outros serviços domiciliários aos utentes, tais como: serviços de enfermagem, fornecimento de medicamentos, fornecimento de produtos de primeira necessidade e de limpeza e pequenas reparações que permitam aumentar o nível de conforto da habitação do utente.

O Lar de Sant’ana – Matosinhos procura integrar, ainda, os utentes do Serviço de Apoio Domiciliário nas suas atividades sócio-culturais e celebrações festivas, tanto na Instituição como nos seus domicílios, contando, para tal, com o apoio dos seus colaboradores e voluntários, contribuindo, deste modo, para a diminuição de um eventual isolamento e permitindo a sua integração na dinâmica da Instituição.

A nova equipa do Serviço de Apoio Domiciliário, em funcionamento a partir do mês de Junho, contará com uma carrinha adicional, adaptada especificamente à prestação de serviços ao domicílio, garantindo todas as condições de higiene, segurança e maneabilidade na prestação dos mesmos.

Esta viatura é constituída por três zonas distintas e independentes de utilização, encontrando-se equipada com um ventilador/extrator para circulação de ar e eliminação de odores.

Zona de transporte de alimentos perecíveis

Esta área foi cuidadosamente concebida de forma a manter o aquecimento e arrefecimento independentes e permanentes nos respetivos compartimentos, tendo em consideração as ótimas condições de higiene e limpeza necessárias para o efeito.

Zona de higiene e limpeza

Zona de transporte de roupa limpa/suja

 

Regime de comparticipação

Os utentes do Serviço de Apoio Domiciliário do Lar de Sant’ana - Matosinhos estão obrigados à realização de uma comparticipação pecuniária dependente dos seus rendimentos e dos serviços que contratarem.

 

A comparticipação do utente pelos serviços a prestar é a seguinte:

 

Serviços

Segunda a Sexta

Segunda e Sexta, fins-de-semana e feriados

Alimentação

25%

35%

Higiene Pessoal

15%

25%

Higiene da Habitação

5%

5%

Tratamento de Roupa

5%

5%

Total

A comparticipação pecuniária não pode exceder 50% sobre o rendimento líquido “per capita”

A comparticipação pecuniária não pode exceder 60% sobre o rendimento líquido “per capita”

 

A comparticipação pecuniária resultará da aplicação de uma taxa percentual sobre os rendimentos “per capita” do utente; este rendimento será calculado dividindo todos os rendimentos líquidos do agregado familiar pelo número dos seus membros, subtraindo as despesas fixas (fraldas, medicação crónica do utente e despesas fixas com a habitação, como renda).

 

Este Serviço de Apoio Domiciliário procura dar resposta às necessidades dos idosos que precisam de apoio na sua habitação.

 

 O Lar de Sant’ana - Matosinhos está hoje capacitado para prestar serviços, com elevados padrões de qualidade, aos idosos de Matosinhos, nas suas habitações.

 

Esta instituição, com mais de 80 anos de existência, está desta forma mais próxima de quem precisa!

 

 


90 ANOS A CAMINHAR JUNTOS 1932-2022

IRS Solidário

Voluntariado

 

 

 


FacebookYoutubeSkype