Comunidade das Irmãs da Consolação acolhe nova Irmã

A Comunidade de Matosinhos das “Irmãs da Consolação” passou a acolher, desde o passado dia 4, uma nova Religiosa: a Irmã Maria Almudena Jardón Avello.

Esta Comunidade vive no “Lar de Sant’ana – Matosinhos” desde 1942, desenvolvendo um trabalho de enorme valor social junto dos idosos e sem-abrigo assistidos pela Instituição.

Natural de Madrid, a Irmã Almudena Jardón nasceu no dia 21 de Setembro de 1968, assumindo a sua vocação de Irmã de Consolação desde 1991.

Licenciou-se em Medicina pela Universidade de Granada, Espanha, em 1995, tendo tirado um Mestrado em “Medicina Tropical” na Universidade de Valência no ano seguinte. É Médica Especialista em Medicina Familiar e Comunitária desde 2013.

Ao longo da sua vida, esteve em Missão em África, tendo sido Médica adjunta no Hospital Provincial de Inhambane, Moçambique, de Março de 1997 a Março 1999, e, de Abril de 1999 a Fevereiro de 2007, Médica Adjunta no Centro de Saúde Polana-Caniço, em Maputo, também em Moçambique.

A partir de Maio de 2009 exerceu a sua actividade profissional em Espanha, como médica residente no Hospital La Fé e no Centro de Saúde Tendetes (Valencia) e, a partir de Fevereiro de 2015 até ao passado mês de Setembro, foi médica adjunta responsável da residência assistida para idosos dependentes do Hospital Santa Creu, em Tortosa, Espanha.

A presença da Irmã Almudena Jardón no “Lar de Sant’ana – Matosinhos” é uma enorme Graça de Deus, uma ajuda preciosa para melhorar o apoio na sensível área da saúde. Todos aqueles que vivem nesta Casa ou que usufruem dos seus serviços através do Refeitório Social ou do Apoio Domiciliário beneficiarão da activa presença Missionária desta nova Irmã da Consolação.