Lar de Sant'ana e Paróquia de Matosinhos vão acolher uma família de refugiados

O “Lar de Sant’ana – Matosinhos” assinou no passado dia 14 de Outubro, em Lisboa, um protocolo de colaboração com a PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados.

Nos termos deste protocolo, o “Lar de Sant’ana – Matosinhos” irá acolher uma família de três elementos no âmbito do programa Europeu de apoio aos refugiados.

Em parceira com a Paróquia de Matosinhos, a família a acolher será alojada num apartamento legado ao “Lar de Sant’ana” pelo Sr. Padre Alberto Moreira, falecido no passado mês de Maio, o qual está a sofrer importantes obras de requalificação. Esta casa situa-se na Rua Alfredo Cunha e dispõe de quatro quartos.

A Paróquia de Matosinhos e o “Lar de Sant’ana” estão a desenvolver um detalhado programa de acolhimento em diversas vertentes, nomeadamente no apoio alimentar, vestuário, apoio na integração laboral, no acesso à educação, a cuidados de saúde e na aprendizagem da língua portuguesa.

O “Lar de Sant’ana – Matosinhos” integra o grupo de 68 Instituições anfitriãs pioneiras que irão acolher um primeiro grupo de 420 refugiados, que deverá chegar a curto prazo a Portugal.