Projetos

Aos 80 anos de existência, com uma extensa lista de espera para a resposta social Lar de Idosos e com uma crescente procura dos serviços do Refeitório Social, o Lar de Sant’ana – Matosinhos iniciou uma nova fase, no dia 3 de Setembro de 2011, com o arranque das obras de reabilitação e ampliação (3ª Fase do Lar de Sant’ana – Matosinhos: ampliar, reorganizar e requalificar), as quais contemplaram:

- adaptação do edifício para acolher idosos dependentes;

- instalação de casas de banho em todos os quartos;

- criação de quartos individuais e quartos de casal;

- melhoria das condições de apoio médico e de enfermagem aos utentes;

 - aumento e requalificação das áreas comuns do edifício, em particular do salão e do refeitório;

- reorganização do espaço, concentrando os serviços sociais (secretaria, apoio social e direção) junto à entrada principal do edifício;

- melhoria das condições de trabalho dos seus colaboradores, nomeadamente através da requalificação dos vestiários;

- ampliação do “Refeitório Social” de vinte e cinco para quarenta utentes;

- ampliação do Serviço de Apoio Domiciliário (S.A.D.) de vinte para vinte e quatro utentes;

- dinamização do Voluntariado;

Para tal, a instituição formalizou e viu aprovada uma candidatura ao Eixo 6.12 do “Programa Operacional Potencial Humano”.

No dia 9 de Junho de 2010, em sessão pública na Câmara Municipal de Matosinhos, foi formalizado o apoio do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) às obras da 3ª Fase do Lar de Sant’ana – Matosinhos.

Em conjunto com o apoio formalizado da Câmara Municipal de Matosinhos, foi possível concretizar importantes obras de requalificação e ampliação da Instituição – nomeadamente dotando-a de capacidade para acolher idosos dependentes que originaram nove postos de trabalho diretos.

No dia 3 de Setembro de 2011, numa cerimónia que contou com a presença do Sr. Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, o Sr. Secretário de Estado da Segurança Social, Dr. Marco António Costa, e das autoridades autárquicas, a instituição deu início oficial às obras da «3ª Fase do Lar de Sant’ana – Matosinhos: ampliar, reorganizar e requalificar».

Tratou-se de um importante investimento na requalificação do edifício que, desde 1916, acolhe pessoas carenciadas do Concelho de Matosinhos. A obra foi adjudicada à empresa “Telhabel Construções, SA” por 1.292.000 Euros. O investimento total do projeto foi de 1.800.117 Euros, realizado com o apoio do Eixo 6.12 do “Programa Operacional Potencial Humano” (POPH) - que o comparticipou com 860.689,73 Euros – e da Câmara Municipal de Matosinhos, que apoiou a Instituição com 545.169,30 Euros.

Os recursos próprios da Instituição para este projeto foram obtidos, ao longo dos últimos anos, através de um amplo conjunto de atividades de recolha de fundos, dinamizadas por um vasto grupo de voluntários sob o lema “Lar de Sant’ana: no Coração de Matosinhos”.

 

 

 

  

Em 2013 a instituição conta com instalações requalificadas e adaptadas para melhor servir um cada vez maior número de pessoas que a si, diariamente, recorrem.

 

 

 

 

 

 No dia 22 de Junho teve lugar a cerimónia de inauguração do novo e requalificado Lar de Sant’Ana – Matosinhos que visa cada vez melhor servir a comunidade de Matosinhos. Contamos, nesta data, com a presença de todos os beneméritos e voluntários que muito contribuíram para que o projeto da 3ª Fase se concretizasse, assim como com o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e o Sr. Bispo do Porto, D. Manuel Clemente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 (RE)QUALIFICAR A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

Em 2012, o Lar de Sant’ana – Matosinhos deu início á implementação de um sistema de segurança alimentar baseado na metodologia HACCP - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo

Através deste método será implementado um sistema preventivo de Higiene que permite a obtenção de alimentos sãos e seguros, reduzindo ao mínimo a probabilidade de contaminação do produto e os riscos em matéria de higiene, aumentando o grau de confiança dos produtos finais, cumprindo as exigências comerciais e legais.

Tendo em vista esta implementação, contamos com a acessória da empresa Biostrument – Consultoria de desenvolvimento de projetos bioquímicos S.A.

 

 

 

 ESTÁGIOS

A instituição acolhe estagiários nas mais diversas áreas sociais, nomeadamente Serviço Social, Gerontologia Social, Educação Social e Geriatria, os quais são uma mais-valia tanto na busca e apreensão de novos saberes, permitindo a atualização permanente dos técnicos e colaboradores, como no próprio conhecimento da instituição, na adaptação das suas práticas, no traçar de objetivos, estimulando o aperfeiçoamento e a eficiência dos serviços prestados.

A instituição colabora, também, na realização dos mais diversos estudos académicos e científicos.