01.12.2017 - 07.01.2018
«NÃO TEMAIS, NASCEU-VOS UM SALVADOR»

(RE)VIVA A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO NO PRESÉPIO

DO “LAR DE SANT’ANA – MATOSINHOS” 

 De 1 de Dezembro de 2017 a 7 de Janeiro de 2018, a entrada principal da Av. D. Afonso Henriques do “Lar de Sant’ana – Matosinhos” acolhe o Presépio Tradicional Português da Instituição, este ano construído à luz da frase do Evangelista São Lucas: «Não temais, nasceu-vos um Salvador».

Composto por milhares de lâmpadas led e por centenas de figuras, este presépio procura lembrar os principais quadros da História da Salvação. Em Nazaré, ilustra-se o quadro da Anunciação do Anjo a Maria; em Belém, recorda-se o belo momento do Nascimento de Cristo, no meio da pobreza, porque, como também lembra o Evangelista, não havia lugares para Eles na Hospedaria. É ainda simbolizada a fuga da “Sagrada Família” para o Egito, país que também é retratado no espaço do Presépio.

Numa oferta à Cidade, o Presépio do “Lar de Sant’ana – Matosinhos” procura reviver a Grande História da Salvação, convidando todos os visitantes a Viverem o tempo de Natal com a Esperança anunciada pelo Anjo aos Pastores: “Não temais, nasceu-vos um Salvador”. No centro do Presépio, um Pastor, acompanhado das suas ovelhas, interpela-nos, parecendo chamar por todos para Testemunhar a História da Salvação.

Numa Casa como o “Lar de Sant’ana – Matosinhos” que, há quase cem anos, cumpre o papel de acolher aqueles que não têm lugar na Hospedaria – sejam eles pobres, sem-abrigo, velhos, doentes ou refugiados – o Natal será simbolicamente vivido assim: com Esperança.

Não Temais, Nasceu-vos um Salvador.