Refeitório /Cantina Social

DESCRIÇÃO

O Refeitório/Cantina Social é uma resposta social do Lar de Sant’ana – Matosinhos, existente na Instituição desde a sua fundação, á época apoiando os mais desfavorecidos da comunidade com a “sopa dos pobres”, apoio este reconhecido pelo Instituto da Segurança Social, com o estabelecimento do primeiro protocolo, em 2004, e que permanece fiel, até aos dias de hoje, aos princípios do seu Benemérito Fundador, o ilustre cidadão Sr. Alfredo Cunha, de orientar a sua ação para a prestação de apoio às pessoas mais carenciadas do Concelho.

Como único Refeitório/Cantina Social existente no Concelho de Matosinhos, trabalha em parceria com entidades como o METAS, CRI do Porto Ocidental, Unidade de Alcoologia; Serviço Local de Acão Social da Segurança Social; Acão Social da Câmara Municipal e Unidade Local de Saúde (Hospital Pedro Hispano e Centro de Saúde), os quais realizam o encaminhamento de utentes sinalizados.

 

INSTALAÇÕES

O Refeitório/Cantina Social conta com instalações requalificadas e ampliadas das quais fazem parte dois balneários (um masculino e um feminino) para a realização da higiene pessoal e espaço de refeição para quarenta utentes.

 

MODELO DE FUNCIONAMENTO

O Refeitório/Cantina Social presta serviços de alimentação, todos os dias do ano, ao almoço e ao jantar, serviços de higiene pessoal e serviços de tratamento de roupas aos indivíduos/famílias do Concelho de Matosinhos, que pelas suas próprias capacidades não podem satisfazer as suas necessidades mais básicas

O Refeitório/Cantina Social tem capacidade para apoiar 40 utentes. Dado o número de solicitações para integração nesta resposta social, que cresceu abruptamente nos últimos tempos, por forma a dar resposta a todos esses pedidos, esta resposta social apresenta o seguinte modo de funcionamento:

 

1º Turno

A funcionar das 12h00 às 13h00, destina-se aos utentes "oficiais", ou seja, àqueles que têm contrato assinado e cumprem as regras do regulamento interno inerentes a esta resposta social. A estes utentes prestamos os seguintes serviços:

- fornecimento diário das refeições do almoço e jantar (sopa, pão, um prato principal e sobremesa);
- tratamento de roupas;
- distribuição de vestuário e calçado;
- serviços de higiene pessoal, das 09h00 às 11h00 e das 14h30 às 17h30, de segunda-feira a sábado; aos domingos, apenas no horário da manhã. Aos utentes será distribuído uma toalha, gel de banho e champó;
- cuidados básicos de enfermagem;
- apoio na integração social do utente.
 
 
 
2º Turno
 
A funcionar das 13h00 às 14h00, destina-se a todos os indivíduos/famílias sinalizados pelas entidades locais para integração no turno oficial do Refeitório/Cantina Social, mas, não havendo vaga no mesmo, ficam aguardar pela mesma, neste turno. Assim que possível, efetua-se a transição do utente/família para o turno oficial.
A estes utentes prestamos os seguintes serviços:
- fornecimento diário das refeições do almoço e jantar (sopa e pão; poderá ser servido prato principal, dependente da disponibilidade da Instituição);
- serviços de higiene pessoal, das 09h00 às 11h00 e das 14h30 às 17h30, de segunda-feira a sábado; aos domingos, apenas no horário da manhã. Aos utentes será distribuído uma toalha, gel de banho e champó;
- distribuição de vestuário e calçado.
 

Todos os dias, incluindo Sábados e Domingos, ao jantar, das 19h às 20h, com o apoio das Conferências Vicentinas de Matosinhos (de Segunda-feira a Sexta-feira), é servido aos utentes sopa e pão.

 Contacto das Conferências Vicentinas de Matosinhos: conferimac@gmail.com

 

 Não são prestados quaisquer serviços aos indivíduos/famílias que não se encontram devidamente encaminhados pelas entidades locais.

 
O limite de resposta em ambos os turnos depende da capacidade de resposta da Instituição/resposta social.
No Refeitório/Cantina Social, atualmente, prestamos apoio diário a cerca de 150 pessoas/famílias.
 
 
 
CACIFOS SOCIAIS

O “Lar de Sant’ana – Matosinhos” disponibiliza, ainda, um serviço destinado ao crescente número de pessoas sem-abrigo que vivem na cidade de Matosinhos: cacifos para que possam guardar os seus bens de maior valor, roupas ou documentação.

Este serviço procura responder ao crescente número de solicitações dos sem-abrigo que visitam a Instituição ou que beneficiam dos serviços do Refeitório Social para que sejam guardados, de forma temporária, bens com algum valor material ou estimativo, roupas ou documentação.

O serviço funcionará todos os dias, sendo a entrega das chaves e o acesso aos cacifos realizado das 9h30 às 11h30.

 
 
 
Esta IPSS não aderiu a um centro de arbitragem de conflitos de consumo. A entidade de resolução alternativa de conflitos de consumo (RAL) da área é o "CICAP - Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto", com sede na Rua Damião de Góis, n.º 31, loja 6, 4050-225 Porto (www.cicap.pt)".