Irmã Almudena Jardón Avello nomeada superiora da comunidade de Matosinhos das Irmãs da Consolação

A Irmã Maria Almudena Jardón Avello acaba de ser nomeada Superiora da Comunidade de Matosinhos das Irmãs de Consolação e, por inerência, Diretora-Geral do “Lar de Sant’ana – Matosinhos”.

Nascida em Madrid no dia 21 de Setembro de 1968, a Irmã Almudena licenciou-se em Medicina pela Universidade de Granada, tendo completado a especialidade de Medicina Familiar na cidade de Valência em 2013.

Entrou aos 19 anos na Congregação das Irmãs da Consolação, tendo realizado os seus votos perpétuos no dia 1 de Dezembro de 1996.

Ao longo da sua vida consagrada esteve em Missão em Moçambique, Brasil e Cuba. Em Espanha, trabalhou em Albacete e Tortosa.

Chegou a Portugal em Novembro de 2017, exercendo funções de Médica Especialista no “Lar de Sant’ana – Matosinhos”.

Com esta nomeação, a Irmã Almudena passou a integrar ainda a Comissão Executiva da Fundação “Lar de Sant’ana – Matosinhos”.

Na primeira semana de Outubro, a Comunidade de Matosinhos das Irmãs da Consolação irá acolher uma nova Religiosa: a Irmã Maria Rosa Garcia. Psicóloga, de 41 anos, irá assumir as funções de Animadora Cultural no “Lar de Sant’ana – Matosinhos”. Proveniente da Ponferrada, Espanha, a Irmã Maria Rosa tem larga experiência no trabalho com pessoas com défice cognitivo, reforçando as competências da Instituição no trabalho com idosos dependentes.

Recorde-se que a Comunidade das Irmãs da Consolação está em Matosinhos desde 1942, sendo esta a única Comunidade em Portugal da Congregação fundada pela Santa Maria Rosa Molas.